Frutos secos (oleaginosos)
Os frutos secos (e refiro-me aos oleaginosos, tais como amêndoas, nozes, avelãs, etc.) devido à sua riqueza em gorduras insaturadas e ácidos gordos essenciais, proteínas, vitaminas e minerais, são um excelente alimento.
As gorduras dos frutos secos (as monoinsaturadas e polinsaturadas), ajudam a diminuir as gorduras do sangue (colesterol total, colesterol-LDL, triglícerídeos). Desta forma, o consumo moderado destes poderá ter um impacto positivo na saúde cardiovascular.
Os frutos secos (oleaginosos) possuem também efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Apesar da sua riqueza nutricional, estes alimentos são extremamente calóricos (mais de 600Kcal/100g), pelo que se deve controlar e moderar o seu consumo, porque se consumidos em excesso poderão levar ao aumento de peso.
As variedades salgadas devem ser consumidas com cautela, especialmente por hipertensos e por pessoas com patologias que requerem moderação na quantidade de sal na alimentação. (É sempre preferível as versões sem o sal, pois quanto menos sal adicionar na sua alimentação melhor).
Algumas pessoas podem ter alergia alimentar aos frutos secos, se este for o seu caso evite-os, assim como a todos os alimentos com eles confecionados.
Inclua os frutos secos na sua alimentação, colocando por exemplo nozes nas saladas, pinhões no arroz, etc. Desta forma, irá conseguir novos sabores e uma alimentação rica nutricionalmente. Desde que não exagere nas quantidades, os frutos secos uma ótima opção.
Coma melhor e viva melhor!