Batata vs Batata-doce
Nas redes sociais, estamos sempre a ouvir falar da batata-doce e dos seus benefícios para a saúde e para a perda de peso. A ideia transmitida é tão forte, que aparecem imensos pacientes em consulta, a dizer que já não comem batata, que só comem batata-doce, e que não percebem porque não emagrecem com esta alteração.
Por esse motivo, vou fazer uma comparação entre os dois tipos de batata, para tirar todas as vossas dúvidas.
Ao analisarmos a tabela verificamos, que por 100g de alimento, em cru:
- A batata-doce possui mais calorias comparativamente à batata comum (119Kcal para 89Kcal, respetivamente), e mais hidratos de carbono (28,3g vs 19,2g).
- Por outro lado, a batata-doce é mais rica em fibras (2,7g vs 1,6g), em cálcio e vitamina C. Uma diferença muito significativa, é que a batata-doce possui uma quantidade elevada de vitamina A (equivalentes de retinol) e de carotenos, enquanto que a batata comum não contém estes ingredientes.
- A batata comum vence no teor em proteína, potássio, fósforo e vitamina B6.
- Quanto aos restantes nutrientes, não têm diferenças significativas.
É importante referir que a batata-doce, possui um índice glicémico, mais baixo do que a batata comum. Isto significa que, os hidratos de carbono presentes na batata-doce, são absorvidos mais lentamente, ajudando a prolongar a sensação de saciedade. De salientar, que este índice glicémico varia com o método de confeção, sendo muito mais baixo na batata-doce cozida, do que na assada (pois a quebra do amido é diferente nas altas temperaturas do forno e no cozimento na presença da água).
Conclusões:
- A batata-doce é um excelente alimento e deve ser incluída na sua alimentação. Esta é rica em vitamina A e carotenos, e tem um teor mais elevado em fibras, e um índice glicémico mais baixo do que a batata comum. No entanto, deve ser consumida com moderação, pois se comer de forma excessiva, não vai perder peso, ou pode mesmo aumentar.
- De salientar, que não existem, batatas "más" e batatas "boas". Umas são mais ricas nuns nutrientes e outras noutros.
Lembre-se que não existem alimentos milagrosos, e que o segredo para uma alimentação saudável é a variedade e o equilíbrio.
Nota dieta low FODMAP: para quem está a seguir esta dieta a batata "tradicional" não possui FODMAPs, já a batata-doce só pode ser consumida até às 75g (doses acima ficam com um teor moderado/alto em manitol e podem provocar sintomas).
Coma melhor e viva melhor!
-