Dieta Low FODMAP - Para que é indicada e como funciona
Uma abordagem nutricional, para controlar os sintomas associados ao Síndrome do Colón Irritável (SII) é a dieta Low FODMAP. Cerca de 75% dos pacientes com SII têm melhoras dos seus sintomas com esta dieta.
Também pode ser indicada nas doenças inflamatórias intestinais (APENAS em fase de remissão)*, na doença celíaca associada à dieta isenta de glúten*, na endometriose, SIBO (Small Intestinal Bacterial Overgrowth), entre outras.
*quando ainda persistem sintomas gastrointestinais.
FODMAP- sigla para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis. Estes são hidratos de carbono altamente fermentáveis.
A dieta funciona por fases:
1️⃣ Fase de restrição ou de eliminação - tem uma duração de 2-6 semanas. Nesta fase, retiram se os alimentos que têm um teor alto em FODMAP, substituindo-os por outros equivalentes e com teor mais reduzido. Nota: um alimento pode ser alto ou baixo em FODMAP, dependendo da quantidade consumida, pelo que, um plano alimentar sem quantidades não está a ser feito de forma correta.
2️⃣ Fase de reintrodução - Tendo uma melhoria nos sintomas, passamos para a fase 2, onde se começam a reintroduzir os FODMAP, um de cada vez, para avaliar os que lhe causam sintomas e a dose de cada um deles que é tolerável ou não. Esta fase tem uma duração de 8-12 semanas.
3️⃣ Fase de personalização - De acordo com os resultados obtidos nos testes de reintrodução, elabora-se um plano alimentar personalizado, de acordo com as sensibilidades de cada pessoa. O objetivo a longo prazo da dieta, é que esta seja o menos restrita possível, pelo que deve começar a consumir os alimentos tolerados, nas doses que não lhe causam sintomas.
Tem alguma dúvida acerca desta dieta? Escreva nos comentários.
Coma melhor e viva melhor!
(Nutricionista certificada pela Monash University, na dieta LOW FODMAP)
Comments