Causas que levam ao aparecimento da Síndrome do Intestino Irritável
As causas para o aparecimento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) não são claras e são provavelmente multifatoriais.
Algumas das causas sugeridas são:
➡️ Alteração na motilidade intestinal – Cerca de 15-45% dos pacientes com predominância de diarreia têm um trânsito intestinal acelerado, enquanto que cerca de 5-46% dos pacientes com predominância de obstipação têm um transito intestinal lento. Estas alterações podem ser consequência de uma disfunção neuromuscular e/ou secreções alteradas nos enterócitos.
➡️ Hipersensibilidade visceral – Alguns estudos têm demonstrado que pode existir uma hipersensibilidade visceral na SII, onde existe um aumento da ativação das regiões cerebrais usadas para modulação da dor. O que demonstra uma desregulação do sistema nervoso central na SII.
➡️ Alterações do eixo cérebro‑intestino - Fatores psicológicos como o stress e a ansiedade podem influenciar a motilidade do intestino, afetar o limiar de dor e prejudicar a secreção da mucosa intestinal. No passado, pensava-se que os sintomas psicológicos contribuíam para os sintomas gastrointestinais (cérebro-intestino) de uma maneira unilateral. No entanto, esta relação é agora considerada bidirecional, com um subconjunto de pessoas com SII em que os sintomas gastrointestinais levam aos sintomas psicológicos (intestino para o cérebro)
➡️ Alterações na microbiota intestinal - Alguns estudos demonstram diferenças na composição da microbiota intestinal entre pessoas com SII e pessoas sem a patologia. No entanto, não se sabe se essas diferenças são uma causa ou consequência da SII.
➡️ Hereditariedade - É frequente encontrar várias pessoas com SII dentro da mesma família. No entanto, não está claro se poderá estar associada à exposição ambiental e comportamentos familiares do que à predisposição genética.
➡️ Outras possíveis causas são:
- Inflamação de baixo grau / Alteração na permeabilidade intestinal / Ativação do sistema imunológico. Estas últimas causas são referenciadas no caso da SII pós-infeciosa, por exemplo.
Coma melhor e viva melhor!
(Nutricionista certificada pela Monash University, na dieta Low FODMAP)
______________________________________________________
Para mais informações ou para agendar a sua consulta de nutrição, envie mensagem no formulário de contacto.
Comentarios