Estou a fazer a dieta Low FODMAP e tive uma crise. O que poderá ter acontecido?
Está a fazer a dieta Low FODMAP, teve uma crise e não percebe o motivo de tal ter acontecido?
Ou por vezes, come um alimento e sente-se bem e noutras vezes parece que esse mesmo alimento lhe provoca sintomas.
Vou colocar alguns motivos, pelos quais isso pode estar a acontecer:
- Pode ter comido uma quantidade excessiva de um alimento permitido. Um alimento pode ser alto ou baixo em FODMAP, dependendo da quantidade consumida por refeição, por isso deve ter sempre em atenção a dose segura de cada alimento, e não a ultrapassar.
- Associar diferentes alimentos com o mesmo FODMAP na mesma refeição (mesmo na dose segura de cada um deles), pode levar à acumulação de FODMAP e provocar sintomas. Siga as indicações do seu nutricionista para evitar a acumulação de FODMAP (fodmap stacking).
- Comprou um alimento processado e não analisou o rótulo. Analisar os rótulos dos alimentos processados é fundamental, pois muitos deles têm ingredientes altos em FODMAP adicionados. Lembre-se sempre, que o facto de um alimento ser, por exemplo, sem glúten ou sem lactose, não quer dizer que seja baixo em FODMAP.
- Se fizer refeições com intervalos muito pequenos (por exemplo, está sempre a petiscar durante o dia), pode haver acumulação de FODMAP e aparecerem sintomas.
- Pode também ter alguma sensibilidade extra FODMAP a algum alimento, e pode ser este que lhe está a provocar sintomas. Se estiver a ser seguido por um nutricionista, ele vai ajudar a identificar, estas sensibilidades extra FODMAP.
- Sistema nervoso alterado – devido ao eixo cérebro-intestino, o sistema nervoso pode agravar os sintomas (mais em algumas pessoas do que noutras). Trabalhar a parte do stress, ansiedade, etc., também é importante em associação com a dieta Low FODMAP.
Identificou alguma destas causas?
Coma melhor e viva melhor!
(Nutricionista certificada pela Monash University, na dieta LOW FODMAP).
Comments