SIBO o que é? Como a dieta Low FODMAP pode ajudar
𝗦𝗜𝗕𝗢 (Small Intestinal Bacterial Overgrowth) é uma síndrome caraterizada pela proliferação excessiva no intestino delgado, de bactérias normalmente encontradas no intestino grosso.
𝗔𝗹𝗴𝘂𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝘀𝘂𝗮𝘀 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮𝘀:
- ️Uso crónico de medicação que suprime o ácido gástrico ➡️ permite que mais bactérias ingeridas sobrevivam e passem para o intestino delgado.
- Doenças hepáticas ou pancreatite crónica ➡️ podem diminuir a produção ou o fluxo de bile e de enzimas pancreáticas que controlam o crescimento bacteriano dentro do intestino.
- Gastroparesia (retardo no esvaziamento gástrico), ou transtornos da motilidade intestinal (do movimento do intestino) que diminuem o peristaltismo ➡️ podem comprometer a capacidade de impulsionar as bactérias para o intestino distal.
- Algumas cirurgias ➡️ por exemplo, ressecção cirúrgica do íleo distal e da válvula ileocecal.
𝗔𝗹𝗴𝘂𝗻𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝘀𝗶𝗻𝘁𝗼𝗺𝗮𝘀:
- Diarreia
- Esteatorreia (por má digestão de gorduras)
- Dor abdominal
- Distensão abdominal
Algumas bactérias utilizam a vitamina B12 e outros nutrientes para seu crescimento e produzem ácido fólico como subproduto do seu metabolismo. Por isso, pode ocorrer deficiência de vitamina B12, com ácido fólico elevado ou normal no sangue.
𝗧𝗿𝗮𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼:
O tratamento de eleição é a antibioterapia.
A alimentação pode igualmente ser utilizada para tratar a SIBO, sendo a dieta Low FODMAP uma das abordagens utilizadas. Grande parte do problema da SIBO é que os hidratos de carbono altamente fermentáveis servem de combustível para a proliferação das bactérias ”más”, levando ao agravamento dos sintomas. Por este motivo, a dieta Low FODMAP pode ajudar, pois ao reduzir a ingestão de hidratos de carbono de cadeia curta altamente fermentáveis (FODMAP), reduz-se o substrato disponível para a fermentação bacteriana, o que se traduz numa diminuição na produção de gases, distensão e dor abdominal. Se existir alguma carência nutricional, o nutricionista também corrige.
__
Para mais informações sobre consultas, envie mensagem privada.
Nutricionista certificada na Dieta Low FODMAP, pela Monash University
#sandrarosmaninhoalmeida #nutricionista #comamelhorevivamelhor #FODMAP #lowfodmap #dietalowfodmap #lowfodmapportugal #SIBO #lowfodmapdiet #intestinoirritavel #SII #sindromeintestinoirritavel #siiportugal #monashuniversity #monash #monashfodmap #monashfodmapcertified
Komentarji