top of page

Blog

Armadilhas caseiras para a sua dieta


Alguns dos nossos comportamentos podem favorecer um consumo alimentar excessivo. Partilho algumas dicas para os identificar e tentar evitar:

- Não deixe alimentos calóricos em locais visíveis e de fácil acesso (como por exemplo, guloseimas, bolos, refrigerantes). Se estes estiverem facilmente ao seu alcance é mais provável que fique tentada(o) a consumi-los mesmo sem fome.

- Evite ter tachos e travessas na mesa, pois se estes estiverem por perto terá maior tendência a repetir. Emprate a sua refeição antes de ir para a mesa.

- Não coma em frente à televisão, porque acaba por perder a noção das quantidades ingeridas.

- Tenha atenção aos alimentos diet e light, pois estes não podem ser comidos indiscriminadamente; se os consumir em grandes quantidades engordará na mesma. Só funciona se trocar uma dose de um alimento mais calórico por uma dose de outro menos calórico.

- Não salte refeições, pois para além de ser metabolicamente desfavorável, ao ficar com uma fome incontrolável terá maior tendência para consumir alimentos desequilibrados nutricionalmente.

- Não se pese diariamente, pois tal comportamento pode gerar ansiedade. O ideal é pesar-se uma vez por semana, sempre no mesmo horário e nas mesmas condições. Lembre-se que o peso nunca é exatamente igual, pois pode estar a ser influenciado pela ingestão de líquidos, pelos hábitos intestinais, ou mesmo pela atividade física.

- Se estiver stressada(o), não ataque o frigorífico. Respire fundo, conte até 10 e experimente ler um livro, fazer uma caminhada, ou qualquer outra atividade que a(o) distraia da comida.

Evite todas as tentações desnecessárias que a(o) possam desviar do seu caminho.

Coma melhor e viva melhor!

Temas relacionados
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Sandra Rosmaninho Almeida Nutricionista

Nutricionista

bottom of page