Como comer saudável fora de casa?
Comer fora de casa com frequência, não tem de ser um desastre para a sua alimentação, desde que saiba como escolher. Ficam aqui algumas sugestões:
- Evite comer pão antes de chegar a refeição, e principalmente não lhe adicione manteiga, nem patês. Não consegue resistir ao pão? Peça o integral, mas coma moderação.
- Dispense as entradas mais calóricas, por exemplo: croquetes, rissóis, batatas fritas, molhos…. Opte por saladas, legumes/hortaliças cozidos, grelhados ou salteados com pouco gordura.
- Comece a sua refeição com uma sopa.
- O ideal é beber água. Se não dispensa outro tipo de bebidas opte pelas light ou zero (atenção, lembre-se de que o seu consumo deve ser realizado esporadicamente, não é por ser light ou zero que é saudável). Em relação ao vinho, se for uma ocasião festiva, restrinja o seu consumo a um copo pequeno na refeição (isto se não tiver nenhuma contra-indicação médica).
- Opte por pratos confecionados com pouca gordura, como os grelhados, cozidos, salteados. Prefira as carnes brancas e o peixe.
- Se estiver indeciso entre dois pratos, opte pelo mais saudável.
- Consuma porções moderadas. É essencial controlar o que come. Se a dose for muito grande divida-a com alguém, peça uma dose mais pequena ou deixe no prato (não vale a pena empanturrar-se).
- Relativamente à sobremesa, a fruta deverá ser sempre a sua primeira opção.
Seguindo estas dicas e fazendo um esforço para não se deixar levar para gula, consegue fazer escolhas mais saudáveis ao comer fora de casa.
Coma melhor e viva melhor!