Ano Novo, hábitos alimentares novos
Com o início do novo ano, muitas pessoas decidem perder peso. Estas resoluções são normalmente iniciadas com grande motivação, mas por vezes, são acompanhadas com planos alimentares muito restritivos, nutricionalmente desadequados e significativamente diferentes da rotina alimentar que a pessoa tinha seguido nos meses anteriores. Estes métodos radicais condenam ao insucesso a manutenção do peso perdido.
Se pretende modificar os seus hábitos alimentares de forma sustentável, o mais aconselhável é fazê-lo gradualmente. Procure identificar os erros alimentares mais frequentes no seu quotidiano. Depois de analisar o seu dia alimentar, ser-lhe-á mais fácil reconhecer o que é necessário alterar.
Tendo sempre em atenção a sua rotina, as suas preferências alimentares e o seu estilo de vida, estabeleça metas que lhe pareçam realistas e fáceis de atingir. Por exemplo, reduza o tamanho das porções das suas refeições, deixe de adicionar açúcar às suas bebidas, substitua o pão branco por pão de cereais, evite o sal de mesa nos alimentos, etc.
Pequenas metas semelhantes a estas, trazem benefícios para a sua saúde e podem servir de base para alterações mais profundas e que requerem maior esforço.
Lembre-se que com as dietas radicais, passa fome, perde peso... mas a tendência será recuperá-lo em pouco tempo, com prejuízos para a sua saúde.
Mais vale devagar e bem, do que depressa e mal!
Coma melhor e viva melhor!