Alimentos light ou diet: Exemplo 1- Chocolates
Muitas pessoas usam e abusam dos produtos light ou diet. No entanto, nem sempre existe uma redução no valor calórico destes alimentos, isto porque para manter o sabor, se retiram por exemplo açúcar, acabam por acrescentar gordura ou outros ingredientes. Hoje vou mostrar um exemplo prático do que referi anteriormente através da análise de 2 rótulos de chocolates da mesma marca, chocolate de leite vs chocolate de leite sem adição de açúcar (com edulcorantes). Pela descrição pensaria que o chocolate com edulcorantes seria menos calórico do que a sua versão normal. Certo? Mas será que é mesmo assim? Vamos ver.....
Como podemos constatar o chocolate de leite sem açúcar adicionado é ligeiramente mais calórico do que a sua versão tradicional. Surpreendida(o)?
Nem sempre acontece desta forma, e conseguem encontrar versões ligeiramente menos calóricas do que a sua versão original (mas devem ser sempre consumidos com moderação, não é por um alimento ser light ou diet que pode ser consumido indiscriminadamente).
Para fazer escolhas conscientes é muito importante fazer a análise dos rótulos dos alimentos que compra, para não ser induzida(o) em erro.
Coma melhor e viva melhor!