Ovo da Páscoa e bombons caseiros
Partilho uma receita mais saudável de ovo da Páscoa e de bombons caseiros para experimentar fazer em casa.
Propriedades dos seus ingredientes
Frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, avelãs, etc.):
- A sua gordura (monoinsaturada e polinsaturada) ajuda a diminuir as gorduras do sangue (colesterol total, colesterol-LDL, triglícerídeos). Desta forma, o consumo moderado destes poderá ter um impacto positivo na saúde cardiovascular. Possuem também efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Cacau:
- É rico em substâncias antioxidantes.
- Os flavonoides (polifenóis) existentes no cacau desempenham um papel na redução da pressão arterial. Alguns estudos também demonstraram um efeito benéfico da ingestão de cacau na redução do colesterol-LDL (“mau colesterol”) e no aumento do colesterol-HDL (“bom colesterol”).
- É constituído por diversas substâncias químicas que induzem a libertação de vários neurotransmissores, como as endorfinas (reduzem o stress) e a serotonina (efeito anti-depressivo).
Normalmente a composição do chocolate é a seguinte:
Chocolate = cacau + açúcar + manteiga + leite
Um chocolate de leite clássico, contém apenas cerca de 30% de cacau e os restantes 70% são açúcar, manteiga de cacau, leite, emulsionante, aromas, etc. Os chocolates com mais de 70% de cacau possuem uma elevada quantidade de cacau e uma menor quantidade de hidratos de carbono e gorduras.
Por este motivo, deve dar preferência ao consumo do chocolate preto ou de cacau simples. Mas lembre-se que devem ser consumidos com moderação.
Coma melhor e viva melhor!
(Fonte vídeo: Leve.Mente)