top of page

Blog

Aprender a ler os rótulos dos alimentos


Muitas vezes deparamo-nos com alimentos nas prateleiras dos supermercados e não sabemos qual escolher. A melhor forma para escolher um alimento é analisando o seu rótulo, pois contém informações relativas à sua composição, qualidade e validade.

Comece por verificar a lista de ingredientes, esta possui todos os componentes utilizados na preparação do alimento e presentes no produto final. Todos os ingredientes que fazem parte do produto alimentar encontram-se identificados por ordem decrescente do seu peso. Desta forma, é fácil compreender que os primeiros são os que estão em maior quantidade no alimento. Por isso, tenha especial atenção quando o açúcar e as gorduras estão entre os primeiros ingredientes.

De seguida, podemos analisar a informação nutricional, que contém o valor energético (Kcal) e a composição em alguns dos seus principais nutrientes (como por exemplo, as proteínas, os hidratos de carbono e os lípidos). A informação nutricional não é obrigatória, excepto se a publicidade feita ao produto alegar alguma vantagem nutricional (por exemplo "baixo em colesterol", "rico em fibras", entre outros).

Compare produtos semelhantes e escolha aqueles que têm menor quantidade de açúcar, gordura e sal. Ao fazer a análise, faça comparações por 100g e por dose, pois existem produtos semelhantes à venda com diferentes pesos. Por exemplo, pode encontrar barras de cereais com pesos a variar entre as 11g e as 40g. Nestes casos poderá encontrar menor valor calórico (ou não), apenas porque a dose é inferior. Deve fazer as comparações por doses de peso iguais (por exemplo as 100g).

Ao ter em atenção estes pormenores poderá melhorar bastante a sua alimentação.

Coma melhor e viva melhor!

Temas relacionados
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Sandra Rosmaninho Almeida Nutricionista

Nutricionista

bottom of page