Síndrome do Intestino Irritável e dieta Low FODMAP
A Síndrome Cólon Irritável ou Síndrome do Intestino Irritável é uma das desordens gastrointestinais funcionais, mais comuns, afetando cerca de 1 em cada 7 pessoas.
Os seus sintomas podem ser bastante debilitantes, comprometendo a qualidade de vida de quem sofre desta patologia.
Alguns dos seus sintomas são:
- Dor abdominal,
- Gases,
- Abdómen inchado,
- Alterações nas evacuações (podendo ser com predominância diarreica, ou predominância de obstipação, ou alternância entre os dois).
- Etc.
Uma abordagem alimentar, para controlar os sintomas associados ao Síndrome do Colón Irritável (bem como, de outros distúrbios intestinais) é a dieta com baixo teor em FODMAPs ou Low FODMAP.
FODMAP - sigla para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis.
O tratamento consiste em eliminar os alimentos que têm um alto teor nestes FODMAPs durante um período de 2 a 6 semanas (normalmente 4 semanas). Após este período são reintroduzidos, gradualmente por tipo de FODMAPs.
Desta forma, consegue-se avaliar o(s) tipo(s) de FODMAPs que causa(m) desconforto em cada pessoa (e consequentemente quais os alimentos), e se houver reação, quais as doses que consegue tolerar ou não.
Se tem Síndrome de Colón Irritável, procure um nutricionista com experiência neste tipo de dieta, para a(o) ajudar. Cerca de 75% das pessoas com esta patologia, melhoram dos seus sintomas com esta abordagem alimentar.
Coma melhor e viva melhor!